Com o maior número de participantes, sexta edição explora os dados abertos da Secretaria Municipal de Educação utilizando ferramentas livres
A sexta edição dos Encontros Abertos, na última quarta-feira (25/10), explorou bases inéditas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: os Microdados de Servidores e os Microdados de Matrículas. A publicação de dados dos profissionais da educação dá sequência ao Plano de Dados Abertos e apresenta o perfil dos servidores (sexo, idade, nível de formação) e os cargos-base e atual referentes aos anos de 2014 e 2016.
Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, entre pesquisadores, jornalistas, professores da rede e gestores públicos. O Secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider acompanhou a atividade.
No evento, Priscilla Corrêa, assessora técnica da SME-SP, apresentou os dados iniciais sobre a nova base e a Política de Transparência Ativa e Dados Abertos. Pelo grande número de registros que as bases de microdados têm, já que são o maior nível de desagregação possível de um dado, é necessária a utilização de softwares estatísticos para o melhor manuseio das bases.
Leonardo Barone, pós-doutorando do Departamento de Ciência Política da USP (DCP-USP) e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisa e Planejamento (Cebrap) apresentou aos participantes ferramentas R e o RStudio para extração de dados, em conjunto com Alexia Aslan, programadora e graduanda em Ciências Sociais na USP (o material da apresentação pode ser acessado no repositório GitHub).
Referência no ensino da linguagem, Barone é pai de um aluno matriculado em um centro de educação infantil da rede municipal e atuante no conselho da unidade. Ele ofereceu o minicurso de forma voluntária.
O programa, segundo Barone, exige pouco tempo de estudo para se familiarizar, mas, “como não se aprende programação vendo alguém programar, mas programando”, os participantes se dividiram em três grupos para colocar a mão na massa com auxílio de membros da SME-SP, de Barone e de Alexia.
Em breve, a base estará disponível no Portal de Dados Abertos, já incorporando as sugestões de melhoria propostas pelos participantes.