Os encontros abertos organizados no meetup acontecem na Casa do Pátio Digital, que fica na Rua Buri, 35

O Pátio Digital é um projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME) lançado em abril de 2017. Por meio do fortalecimento da transparência, da participação social e do desenvolvimento de novas tecnologias, aproxima diferentes grupos da sociedade civil por um objetivo maior: a melhoria da educação na cidade de São Paulo.

Neste ano, uma plataforma digital foi desenvolvida (http://patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/), seis meetup – encontros abertos entre interessados em tecnologia e dados abertos – aconteceram e um aplicativo que auxilia na consulta dos cardápios de merendas escolares da cidade de São Paulo foi construído, o Prato Aberto.

Em sete meses, o site do Pátio, que publica  notícias, agenda, painéis de dados e enquetes, contou com mais de 250 mil visualizações. A plataforma foi desenvolvida com tecnologia 100% aberta e contém dados inéditos sobre contratos e fornecimento da alimentação escolar, como número de jovens e crianças atendidos na cidade e de escolas de gestão terceirizada, mista, direta e conveniadas.

Comunidade do Pátio reúne mais de 520 pessoas

Reunidos na acolhedora Casa do Pátio Digital, casarão que por 25 anos abrigou a família Buarque de Hollanda na Rua Buri, no  Pacaembu, cientistas de dados, programadores e cidadãos interessados em colocar a “mão na massa” trabalharam juntos para encontrar soluções para problemas públicos na educação de São Paulo. Essa comunidade já reúne mais de 520 integrantes inscritos no site https://www.meetup.com/pt-BR/Encontros-abertos-SME.

Alguns dos encontros abertos foram além e se transformaram em “ciclos de inovação aberta”, metodologia desenvolvida pelo Pátio Digital para a construção de ferramentas digitais de forma colaborativa. O primeiro ciclo resultou no Prato Aberto, uma plataforma digital desenvolvida para dar mais transparência aos cardápios das escolas públicas da Prefeitura de São Paulo – os modelos de cardápio por tipo de gestão eram publicados no Diário Oficial. O Pátio programa mais três ciclos de inovação para 2018, sendo que dois deles já foram iniciados – a transparência do Transporte Escolar Gratuito e a plataforma de Recursos Educacionais Abertos. (Confira).

Com o Pátio, a SME também avançou na abertura de dados. A SME passou a ser a primeira secretaria a desenvolver um plano anual de dados abertos, com sua metodologia participativa única no Brasil. Tornando-se, também, a área com mais dados abertos na Prefeitura de São Paulo.

Ainda em 2017, a SME abriu seus códigos de sistema, o que é considerado inédito na cidade, representando a importante mudança no modelo de sua Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC). O primeiro a ser aberto foi o Sistema de Gestão Pedagógica. O Sistema de Avaliação já teve seu código preparado para abertura, que deve acontecer nos próximos meses.

Fernanda Campagnucci, coordenadora do Pátio Digital, apresenta o projeto em evento na Costa Rica

O Pátio Digital foi destaque também no âmbito nacional e internacional, e vem sendo reconhecido como experiência inovadora no campo da educação e de governo. Passou por:

Condatos – Costa Rica: a experiência do Pátio foi selecionada para apresentação na maior conferência de dados abertos da América Latina (CONDATOS), em agosto.

Na cidade: tornou-se referência de laboratórios de inovação no Plano de Ação de São Paulo na Parceria para Governo Aberto, que tem 15 cidades do mundo como piloto.

OGP – Argentina: destaque em painel sobre Educação Aberta no Encontro Regional da Parceria para Governo Aberto (OGP) em novembro, em Buenos Aires.

Na Academia: o Pátio e o aplicativo Prato Aberto foram objeto de dissertação de mestrado na FGV, que recomenda a replicação da experiência em outros órgãos públicos.

Acompanhe as próximas ações e faça parte desse movimento de abertura e participação na educação pública da cidade de São Paulo! Inscreva-se nos Encontros Abertos e fique de olho na agenda.