Experiência foi apresentada ao lado de casos de uso de dados em contextos locais

Fernanda Campagnucci, coordenadora do Pátio Digital, apresenta o projeto em evento na Costa Rica

O caso do Pátio Digital foi selecionado entre mais de 250 experiências  inscritas nesta edição da  Conferência Regional de Dados Abertos da América Latina e Caribe, a CONDATOS. Trata-se do maior evento sobre o tema de inovação e dados abertos da região, reunindo sociedade civil, governos, iniciativa privada e academia para dialogar e trocar experiências sobre o tema. Foi a única experiência brasileira liderada por governo apresentada no evento.

Em sua 5ª edição, o evento aconteceu em San José, na Costa Rica, entre os dias 23 e 25 de agosto e foi organizada pelo governo da Costa Rica e por organizações da sociedade civil, com o apoio de instituições internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organização dos Estados Americanos (OEA), Agência Francesa de Desenvolvimento e Iniciativa Latino-americana pelos Dados Abertos (ILDA), entre outros.    

Na exposição sobre o Pátio Digital, a coordenadora do projeto na SME, Fernanda Campagnucci, compartilhou com outras cidades latino-americanas e caribenhas a experiência de implementar uma iniciativa inovadora de governo aberto, que articula ações de transparência e dados abertos; formas de colaboração entre governo e sociedade e inovação tecnológica.

O ciclo de inovação aberta da Secretaria, a metodologia utilizada para a construção de ferramentas livres – como o aplicativo de transparência e monitoramento da alimentação escolar – e a abertura de dados e construção de soluções para o Transporte Escolar Gratuito foram os destaques da apresentação. Também foi ressaltado  o trabalho de reformulação da gestão de dados da Secretaria, que está utilizando tecnologias abertas de ponta para promover a divulgação dos dados das políticas educacionais.