Na 4ª edição dos Encontros Abertos, equipe técnica compartilhou a experiência de implementação de tecnologias livres e de ponta na gestão dos dados educacionais

Fernando Spano, da Fundação Lemann, Marcelo Cabral e Fernanda Campagnucci, da Secretaria Municipal de Educação, apresentam os primeiros resultados da nova gestão de dados

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) está reformulando sua área de dados com a adoção de ferramentas livres e metodologias utilizadas em startups que usam tecnologia de ponta, como o Airbnb. Os primeiros resultados desse processo, já em andamento avançado, foram compartilhados na última edição dos Encontros Abertos da SME, realizado na Casa do Pátio Digital, na noite de quinta-feira (27/7).

O trabalho é realizado há três meses pelo Centro de Informações Educacionais (CIEDU) e pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC) da SME e conta com apoio técnico da Fundação Lemann, por meio de um Termo de Cooperação Técnica sem transferência de recursos.

Os três principais componentes dessa reestruturação são o banco de dados em servidor próprio, o agendador para automatização de rotinas e o sistema de visualização e distribuição de dados, todas tecnologias com códigos abertos (conhecidas como open source).

Após levantamento das opções existentes e diagnóstico das necessidades para gestão, análise e publicação dos dados, as ferramentas foram customizadas e incorporadas pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da SME.

Ferramentas e resultados

O redesenho da área e as medidas implantadas, ainda que em fase inicial, já trouxeram resultados de impacto para a gestão da informação na Secretaria.

O Airflow, agendador de rotinas desenvolvido em código aberto pela plataforma Airbnb, já permitiu a automatização de mais de 60 tarefas antes feitas manualmente a cada extração mensal de dados. Hoje, os dados do sistema Escola Online são extraídos e tratados de maneira automática e diária.

O Metabase é um sistema para visualização orientada a perguntas, ou seja, ele permite a consulta direta e imediata à base de dados de determinados recortes temáticos ou temporais, sem necessidade de cruzamentos manuais. Antes, a equipe produzia cadernos mensais e levava dias para responder a determinadas perguntas.

Por fim, o banco de dados com tecnologia PostGreSQL permitiu à Secretaria armazenar os dados em seu servidor e ganhar velocidade de processamento. Uma consulta que poderia levar horas para produzir em uma máquina local, agora leva segundos no servidor.

“Esse tipo de trabalho, tão rápido para os padrões do setor público, seria inviável com soluções que exigem processos de contratação complexos, de difícil especificação”, explica o coordenador do CIEDU, Marcelo Cabral. Ele ressalta, além dos ganhos de eficiência, a mudança de paradigma que o modelo traz. “Muda muito a lógica de trabalho do setor e de toda a Secretaria. Passamos a orientar o trabalho para resolver questões de impacto da educação municipal, assim os gestores têm à disposição informações mais rápidas e precisas para tomar decisões”.

Pátio Digital

A reformulação na área de dados é etapa fundamental para a política de transparência ativa e inovação tecnológica da SME implementada com o programa Pátio Digital. Em abril deste ano, a SME publicou um Plano de Transparência Ativa e Dados Abertos, em que estabelece a abertura de mais de 50 bases de dados de interesse público relacionadas às políticas educacionais.

Também estão em curso dois desafios de inovação de serviços prestados à Rede Municipal. A equipe vencedora do 1º desafio, relacionado à Alimentação Escolar, assinou contrato de desenvolvimento para a construção de uma plataforma de transparência dos cardápios e um robô para interagir com pais e alunos. No 2º desafio, estão sendo trabalhadas questões do Transporte Escolar Gratuito.

Em março, a SME-SP foi a primeira secretaria a abrir códigos de seus sistemas existentes. A iniciativa começou com o Sistema de Gestão Pedagógica (SGP), já disponível no repositório oficial da Prefeitura, o GitHub.

Acesse a apresentação de Marcelo Cabral, coordenador do Centro de Informações Educacionais (CIEDU) da SME, na quarta edição dos Encontros Abertos.