Evento foi o primeiro passo do ciclo de inovação aberta promovido pelo Pátio Digital

Como mapear as barreiras físicas e garantir o benefício a quem precisa no Transporte Escolar Gratuito? No segundo bate-papo promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), pesquisadores, jornalistas e ativistas que trabalham com dados e interessados em geral se debruçaram sobre a questão.

No dia 27 de abril, os dados disponíveis sobre o quantitativo de alunos transportados, perfil dos beneficiários, recursos investidos e modelo de contratação foram apresentados para aquecer a discussão sobre o desafio do Transporte Escolar Gratuito na cidade de São Paulo.

Pesquisadores, jornalistas, ativistas e interessados debatem o Transporte Escolar Gratuito na Casa do Pátio Digital

Um dos desafios discutidos no encontro foi como abrir a base de dados com as coordenadas geográficas das residências dos alunos — necessárias para o cálculo das rotas e das barreiras físicas do entorno da escola – sem colocar em risco a privacidade dos cidadãos. Várias estratégias foram levantadas no encontro, e a SME se comprometeu a estudá-las para promover a abertura em um próximo encontro de trabalho, no formato de “mapatona”.

Este foi o primeiro passo de um ciclo de inovação aberta para tratar do tema do Transporte Escolar promovido pelo Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da SME. A edição já foi realizada na Casa do Pátio, localizada no Pacaembu e lugar que pertenceu ao historiador Sérgio Buarque de Hollanda.