Carregando Eventos

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

Encontro Aberto #04 – Tecnologias abertas que estão transformando a gestão de dados da SME-SP

27/07/2017, das 19:00 às 21:30

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) está reformulando sua área de dados com a adoção de ferramentas livres e metodologias de startups que usam tecnologia de ponta, como o Airbnb.

O trabalho vem sendo realizado nos últimos três meses pelo Centro de Informações Educacionais (CIEDU) em três frentes: banco de dados em servidor próprio (PostGreSQL); agendador para automatização de rotinas (Airflow) e sistema de visualização e distribuição de dados (Metabase), todas tecnologias com códigos abertos (conhecidas como open source).

Com as medidas, a SME já automatizou mais de 60 rotinas e está ganhando agilidade na extração e análise de dados; em alguns dos casos, a extração passou de trimestral a diária.

A reformulação na área de dados é etapa fundamental para a política de transparência ativa e inovação tecnológica da SME implementada com o programa Pátio Digital. Em abril deste ano, a SME publicou um Plano de Transparência Ativa e Dados Abertos, em que estabelece a abertura de mais de 50 bases de dados de interesse público relacionadas às políticas educacionais.

Neste meetup, vamos apresentar detalhes do modelo, que é inédito na área de educação e disruptivo para o setor público! Venha conhecer de perto e opinar sobre os desdobramentos.

Agenda:

19:00 – 19h30: Pizza e networking

19h30 – 20h30: Apresentação do Centro de Informações Educacionais (CIEDU) e Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC) da SME sobre processo de implementação das ferramentas.

20h30 – 21h30: Bate-papo

Data: