Programa de Cooperação em Pesquisa

Conhecimento e dados abertos aplicados aos desafios da educação pública municipal

Seleção de Projetos de Pesquisa

Evasão e Absenteísmo Docente

Avaliação do aprendizado

Recuperação Paralela

Educação Integral

Princípios do Programa

A partir do Programa de Cooperação em Pesquisa, a Secretaria Municipal de  Educação estabelece mecanismos para o desenvolvimento de projetos e ações que estimulem a produção de conhecimento sobre as políticas educacionais do município.

Facilidade no acesso e obtenção de dados da Rede Municipal de Ensino, divulgação e discussão dos resultados de pesquisa, realização de seminários temáticos e trocas entre pesquisadores e gestores são os eixos de cooperação.

O Programa está pautado em seis princípios de “Open Science” ou Ciência Aberta, com o objetivo de difundi-los e incentivá-los para sua adoção no campo acadêmico.

Acesso Aberto

Dados Abertos

R

Códigos Abertos

w

Fomento À Participação de Pares

Participação Cidadã

Metodologias Abertas

Fomento à Pesquisa

Em parceria com a Unesco, a SME lança a 1ª seleção de projetos de pesquisa acerca da educação municipal, a partir dos princípios da Ciência Aberta. Os grupos selecionados serão financiados para desenvolver projetos de pesquisa que respondam aos desafios de pesquisa priorizados a cada um dos ciclos de fomento. Ao longo do processo serão proporcionados encontros entre os pesquisadores e gestores municipais e, ao final, seus resultados serão divulgados em um Seminário e em Cadernos de Pesquisa. 

Banco de Desafios

Principais desafios de pesquisa identificados pela SME. Com atualização periódica, alguns serão financiados em parceria com a Unesco, por meio de edital de seleção, enquanto os demais estarão disponíveis para que instituições de pesquisa e pesquisadores interessados possam “adotá-los”.

Acesse o Banco da SME e conheça alguns desafios de pesquisa acerca da educação municipal!

wdt_ID Eixo Desafio Situação Publicações
1 Avaliação de programas e políticas Frequência na recuperação paralela: impactos na permanência e resultados escolares Tema disponível para fomento (edital de chamamento público) -
2 Qualidade e resultados educacionais Permanência dos jovens na Educação de Jovens e Adultos
3 Avaliação de programas e políticas A ampliação da jornada e a educação integral na Rede Municipal de Ensino Desafio disponível para fomento à pesquisa (Edital de chamamento público)
4 Avaliação de programas e políticas Frequência na recuperação paralela: impactos na permanência e resultados escolares Desafio disponível para fomento à pesquisa (Edital de chamamento público) -
5 Qualidade e resultados educacionais Identificar práticas de gestão e práticas pedagógicas que potencializam o "efeito escola" - -
6 Qualidade e resultados educacionais Avaliação na Educação Especial - -
7 Qualidade e resultados educacionais Ações de formação continuada: identificação de necessidades e alcance na Rede Municipal de Ensino (docentes e equipe gestora) - -
8
9 Qualidade e resultados educacionais Mapeando a avaliação do aprendizado no cotidiano das escolas municipais Desafio disponível para fomento à pesquisa (Edital de chamamento público) -
10 Qualidade e resultados educacionais Análise de necessidades e das ações de formação voltadas aos jovens em situação de vulnerabilidade social Desafio disponível para fomento à pesquisa (Edital de chamamento público) -
Eixo Desafio Situação Publicações

Baixe a versão completa dos desafios aqui!

Se você, pesquisador/a ou integrante de Centro de Pesquisa , tiver interesse de participar voluntariamente da colaboração, envie um e-mail ao Pátio Digital: patiodigital@sme.prefeitura.sp.gov.br.

Cooperação com Escolas e Universidades

 

Estabelecimento de mecanismos de cooperação para o desenvolvimento de projetos e ações que estimulem a produção de conhecimento sobre as políticas educacionais do município.

Facilidade no acesso e obtenção de dados da Rede Municipal de Ensino

Divulgação e discussão dos resultados de pesquisa

Realização de seminários temáticos

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Trocas entre pesquisadores e gestores