No Pátio Digital, os sistemas e programas desenvolvidos têm seu código aberto. Com licença para livre modificação e compartilhamento, os softwares de código aberto seguem os seguintes princípios:

Transparência

Disponibilizar o código fonte permite que a verificação do funcionamento do software seja mais efetiva e que a gestão seja compartilhada

Colaboração

Os códigos abertos possibilitam estudos e modificações em suas estruturas. Assim, todos podem contribuir para a melhora dos softwares

Inovação

O estímulo à colaboração na gestão do software incentiva aperfeiçoamentos e possibilidades inovadoras para os códigos

Interoperabilidade

Esses softwares estão mais propícios a seguir padrões abertos. Sua capacidade de comunicação com outros sistemas é maior

Conheça os softwares da Secretaria Municipal de Educação que já têm seu código aberto

O Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) é um sistema integrado ao Sistema Escola On Line (EOL) para organizar e potencializar o acompanhamento pedagógico dos estudantes por seus responsáveis, professores, gestores das Unidades Educacionais e pela própria SME.

O Prato Aberto é uma ferramenta de transparência que permite a consulta de cardápios por dia e por escola. A plataforma também permite a avaliação da qualidade das refeições e prevê a interação com usuários via Facebook e Telegram por meio de um assistente virtual.

O Fila da Creche é uma ferramenta web que permite a consulta da quantidade de crianças que aguardam por uma vaga nas creches da rede pública municipal, a partir da idade e do endereço.

A Plataforma do Currículo da Cidade está em desenvolvimento – lançamento em breve! – e se trata de uma ferramenta que apresenta os objetivos de aprendizagem e sugere sequências didáticas com recursos educacionais abertos (REA) para a implementação dos documentos curriculares na cidade. Também dispõe de ferramenta para conhecer as conexões entre o currículo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

GitHub da Prefeitura de São Paulo

Todos os códigos ficam disponíveis em um repositório público de software

Acesse