Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo já possui 29 bases de dados publicadas no Portal de Dados Abertos da Prefeitura de São Paulo, sendo a secretaria com a maior quantidade de publicações.
O ABC Dados é um breve tutorial com etapas e exercícios simples para manuseio de uma das principais bases referentes à educação municipal de São Paulo: a base Perfil de Turmas e Unidades Educacionais em Funcionamento, que possui informações básicas (agregradas por turma) sobre a Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Acesse o site do Portal de Dados Abertos e faça o download da base. O Dicionário de Variáveis, documento que explica o significado de cada variável, também está disponibilizado e é um importante aliado para compreensão da base!
Esse primeiro tutorial é baseado na ferramenta Tabela Dinâmica, do software Excel, e tem as seguintes partes:

O que é uma Tabela Dinâmica?
Famosa ferramenta que permite calcular os valores desejados de maneira fácil e rápida. Veja, na figura ao lado, que a estrutura simples de uma tabela dinâmica é composta por seis campos principais:
1: Espaço de visualização do resultado da tabela dinâmica;
2: Lista de variáveis da base;
3: “Filtros de Relatório” – espaço onde são inseridas as variáveis que servirão de “filtro” da base de dados, caso seja necessário para a análise;
4 e 5: “Rótulos de Linha” e “Rótulos de Colunas” – espaço onde são inseridas as variáveis serão as unidades de análise.
6: “Valores” – espaço onde é inserido a variável que será a base de cálculo.

Download da base de dados
Acesse o site do Portal de Dados Aberto e faça o download da base.

Como criar uma Tabela Dinâmica?
1. Após a abertura da base, vá em “Inserir”;
2. Clique em “Tabela Dinâmica”, no canto esquerdo;
3. Clique em “OK”.
1º Exercício: Número de alunos por Unidade Educacional

1. Insira a tabela dinâmica;
2. Sendo a unidade de análise, nesse exercício, a unidade educacional, arraste “NOMESC” para o campo “Rótulo de Linha”. Assim, cada linha da tabela se referencia a uma unidade educacional;
3. Para calcular o valor “nº de matriculados”, arraste a variável “MATRIC” para o campo “Valores”, resultando na soma de matriculados por unidade educacional.
E, pronto! A tabela final mostra a soma de matriculados por unidade educacional!
Atenção! Ao encaminhar uma variável para o campo “Valores”, o padrão é “Soma” (soma dos valores da coluna/variável especificada), o que nesse exercício está correto. Porém, caso queira outro formato de medida (por exemplo, contagem, média e etc.), clique na seta à esquerda e escolha outro formato de medida.
2º Exercício: Número de alunos por Unidade Educacional, na modalidade Creche

Este exercício é uma continuação: siga os passos 1, 2 e 3 do exercício anterior.
4. Arraste a variável “MODAL” para o campo “Filtro de Relatórios”. Veja no Dicionário de Variáveis que esta variável apresenta todas as modalidades de ensino fornecidas na RME-SP.
5. Para visualizar apenas a quantidade de alunos matriculados nas creches, clique na seta ao lado direito de “(Tudo)” e selecione a modalidade “CRECHE”.
E, pronto! A tabela final mostra soma de matriculados por creche!
Note a diferença! No exercício 01, a tabela final apresenta o número de matriculados por unidade educacional, incluindo creches, EMEIs, EMEFs, entre outros. No exercício 02, por sua vez, a tabela final apresenta o número de matriculados em unidades que oferecem a modalidade creche apenas!
3º Exercício: Número de alunos por Diretoria Regional de Ensino (DRE) na modalidade Creche, diferenciando
entre Rede Direta e Conveniada

1. Insira a tabela dinâmica;
2. Nesse exercício, a unidade de análise é a Diretoria Regional de Ensino (DRE) e, por isso, arraste “DRE” para o campo “Rótulo de Linha”.
3. Arraste a variável “MODAL” para o campo “Filtro de Relatório” e selecione “CRECHE”. Assim, apenas os dados desta modalidade são considerados.
4. Para o cálculo da soma do número de matriculados por DRE na modalidade creche, arraste a variável “MATRIC” para o campo “Valores”.
5. Arraste a variável “REDE” para o campo “Rótulos de Coluna”, e será possível enxergar, além do total de alunos de creche por DRE, a distribuição das matrículas entre rede direta e conveniada.
